Projetos

INTERCÂMBIOS NACIONAIS

PROCAD UFMG/UFC/UFU

O Procad "Leituras e releituras da filosofia antiga na Antiguidade" visa incentivar e consolidar a formação de dois grupos de estudiosos de filosofia antiga no país, a saber, o grupo de pesquisadores das equipes associadas 1 (UFC) e 2 (UFU), coordenadas pela equipe 3 (UFMG). Nosso objetivo no âmbito desse projeto é o de analisar, discutir e produzir textos sobre diversos temas e autores da filosofia antiga e de áreas afins que pesquisamos. O repertório de autores de nossas pesquisas é vasto, pois compreende desde os pré-socráticos até Plotino e nossas investigações abrangem igualmente áreas colaterais ao exercício filosófico propriamente dito no mundo antigo, tais como os mitos, a medicina, a sofística, as tragédias e a retórica. O intuito, portanto, é o de promover os estudos de filosofia antiga no âmbito dessas três IES do Brasil incentivando assim tanto o aspecto de formação (graduação) do corpo discente dessas instituições, quanto o da pesquisa (pós-graduação) de seu corpo docente, bem como de seus pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado, contribuindo, assim, para constituir e/ou consolidar as linhas de pesquisa em Filosofia Antiga nos respectivos programas de Pós-Graduação envolvidos. Nessa perspectiva, visamos estimular a interação científico-acadêmica entre as três referidas universidades (UFMG/UFC e UFU) de modo a constituir uma mútua cooperação; pretendemos também promover a formação de linhas de pesquisa em filosofia antiga dentro dos PPGs das equipes associadas que já dispõem de pesquisadores nessa área.  Por fim, buscamos: continuar a fortalecer o crescimento e a consolidação da pesquisa em filosofia antiga na UFC (equipe associada com a qual já trabalhamos em um Procad anterior); ajudar nossos colegas das equipes associadas na formação de seus mestres e doutores ao receber os mesmos em missões de estudo na UFMG; promover a mobilidade entre os docentes das três equipes participantes do projeto, bem como entre os discentes de pós-graduação e de graduação das equipes associadas.Nossas pesquisas estão articuladas em dois momentos: 1) o que chamamos de “leituras” ocupa-se com uma interpretação acurada e cuidadosa de um determinado tema ou autor dentre o espectro de autores e temas mencionados no resumo; 2) o que intitulamos “releituras” tem por meta o estudo da recepção de um determinado autor ou tema por um pensador antigo mais tardio. Claro que, nesse caso, a ênfase pode recair quer na análise da adulteração de um pensamento por um filósofo posterior, quer na análise de como esse filósofo mais tardio se apropriou de modo original de um determinado tema ou autor anterior a ele. Além disso, cabe mencionar que, para além da recepção desses temas e autores na Antiguidade, alguns de nossos pesquisadores também se ocupam de como a posteridade, seja a modernidade (Kant), seja a contemporaneidade (literatura, cinema e filosofia contemporânea) se apropriaram dessa herança cultural.
 
PROF-FILO UFC

Aprovado pelo CONSUNI-UFC desde de junho de 2016, a Filosofia da UFC juntou à rede de formação profissional liderada pela Universidade Federal do Paraná, juntamente com várias outras Instituições de Ensino Superior e deu início ao PROF-FILO na UFC. O programa está em pleno funcionamento na nossa universidade em parceria com docentes da Universidade do Vale do Acaraú. O objetivo é a melhoria da qualidade do ensino em Filosofia no ensino básico. O PROF-FILO é direcionado aos professores vinculados ao ensino básico e oferece a esses profissionais a oportunidade de atualização pedagógica e filosófica em vista de uma atuação profissional excelente, especialmente no ensino médio da região. 


INTERCÂMBIOS INTERNACIONAIS

O Ppgfil-Ufc firmou convênio de cotutela, que vem desde 2013, entre a UFC e a L'Université Sciences Humaines et Sociales - Lille 3 – alguns alunos já foram beneficiados com esse convênio, recebendo dupla diplomação. Hoje temos, também, convênio com várias universidades alemãs, argentinas e chilenas, em razão da nossa participação no FILORED (Rede Germano-Latino-americana de investigação e doutoramento).  O prof. Konrad Utz, responsável do PPG pelo convênio, participou de vários eventos na América do Sul e Europa promovidos pelo FILORED. Pelo menos quatro doutorandos receberam bolsa sanduíche e fizeram seus respectivos estágios em universidades na Alemanha, na França e na Espanha. Outro convênio estabelecido para os alunos foi com a Organização dos Estados Americanos, o Programa PAEC OEA/GCUB. Além desses, em período recente, dois doutorandos foram realizar estágio de doutorado sandúíche pelo edital CAPES/PDSE, um na Universidade de Lisboa e o outro na Bryn Mawr College, nos Estados Unidos.  Vale mencionar que dois docentes do Programa realizaram estágio pós-doutoral na Alemanha.

Links Úteis