19 | 04 | 2024
Projeto Pedagógico

O Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia, modalidades Bacharelado e Licenciatura, sistematizado pelo coletivo do Curso - professores, alunos e técnicos administrativos da Coordenação foi elaborado em atendimento às exigências da seguinte legislação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 (Lei 9.394/96); Diretrizes Curriculares para a formação do Filósofo-Educador que, em geral, seguem o Parecer N.º 277/62, de autoria do Cons. Newton Sucupira (Conselho Federal de Educação); e as Diretrizes da Resolução do CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002.
Dois traços, oportunamente destacados no Parecer N.º 277/62, devem presidir a organização curricular de uma graduação em Filosofia:

1º) a flexibilidade curricular que enseja a liberdade, como condição precípua da investigação filosófica, assinala um marco de que não se pode prescindir;

2º) o seu conteúdo deve articular-se com a finalidade de assegurar, ao futuro profissional e pesquisador, uma formação filosófica que seja academicamente relevante e, por isso, idêntica nos seus delineamentos fundamentais.

Cientes de nosso papel de não apenas ensinar Filosofia, mas, sobretudo, despertar vocações filosóficas e propiciar o terreno para despertar o desenvolvimento do espírito filosófico, nos preocupamos em viabilizar uma proposta curricular ampla e plástica, salvaguardada a exigência da construção identitária de um curso de Filosofia, em que o discente tenha opções para delinear seu o próprio percurso, assegurando uma formação que possibilite condições para enfrentamento das questões presentes no seu cotidiano. Essa perspectiva articula princípios orientadores fundantes - o núcleo retirado do corpus philosophicum sedimentado no decurso de séculos de história e recolhido pela tradição filosófica - que representa o esforço do homem para superar a particularidade contingente e aparentemente fragmentária da vida, mediante a elevação a um patamar de sentido mais amplo e abrangente.
As estratégias pedagógicas recaem, diretamente, no planejamento e na construção de um currículo que fortaleça uma sólida formação teórica e que assegurem princípios da flexibilização e da interdisciplinaridade. Considera-se, ainda, como marca deste projeto, a implementação de um processo de acompanhamento e avaliação institucional que permitirá uma atualização permanente desta proposta.

Nessa perspectiva, a organização do Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia configura-se num desafio acadêmico diante da tarefa de repensar o papel da formação do filósofo e do educador no cenário da Universidade Pública Brasileira.