03 | 12 | 2021
Projeto Pedagógico

O Projeto Pedag√≥gico do Curso de Filosofia, modalidades Bacharelado e Licenciatura, sistematizado pelo coletivo do Curso - professores, alunos e t√©cnicos administrativos da Coordena√ß√£o foi elaborado em atendimento √†s exig√™ncias da seguinte legisla√ß√£o: Lei de Diretrizes e Bases da Educa√ß√£o Nacional (LDB) de 1996 (Lei 9.394/96); Diretrizes Curriculares para a forma√ß√£o do Fil√≥sofo-Educador que, em geral, seguem o Parecer N.¬ļ 277/62, de autoria do Cons. Newton Sucupira (Conselho Federal de Educa√ß√£o); e as Diretrizes da Resolu√ß√£o do CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002.
Dois tra√ßos, oportunamente destacados no Parecer N.¬ļ 277/62, devem presidir a organiza√ß√£o curricular de uma gradua√ß√£o em Filosofia:

1¬ļ) a flexibilidade curricular que enseja a liberdade, como condi√ß√£o prec√≠pua da investiga√ß√£o filos√≥fica, assinala um marco de que n√£o se pode prescindir;¬†

2¬ļ) o seu conte√ļdo deve articular-se com a finalidade de assegurar, ao futuro profissional e pesquisador, uma forma√ß√£o filos√≥fica que seja academicamente relevante e, por isso, id√™ntica nos seus delineamentos fundamentais.

Cientes de nosso papel de n√£o apenas ensinar Filosofia, mas, sobretudo, despertar voca√ß√Ķes filos√≥ficas e propiciar o terreno para despertar o desenvolvimento do esp√≠rito filos√≥fico, nos preocupamos em viabilizar uma proposta curricular ampla e pl√°stica, salvaguardada a exig√™ncia da constru√ß√£o identit√°ria de um curso de Filosofia, em que o discente tenha op√ß√Ķes para delinear seu o pr√≥prio percurso, assegurando uma forma√ß√£o que possibilite condi√ß√Ķes para enfrentamento das quest√Ķes presentes no seu cotidiano. Essa perspectiva articula princ√≠pios orientadores fundantes - o n√ļcleo retirado do corpus philosophicum sedimentado no decurso de s√©culos de hist√≥ria e recolhido pela tradi√ß√£o filos√≥fica - que representa o esfor√ßo do homem para superar a particularidade contingente e aparentemente fragment√°ria da vida, mediante a eleva√ß√£o a um patamar de sentido mais amplo e abrangente.
As estratégias pedagógicas recaem, diretamente, no planejamento e na construção de um currículo que fortaleça uma sólida formação teórica e que assegurem princípios da flexibilização e da interdisciplinaridade. Considera-se, ainda, como marca deste projeto, a implementação de um processo de acompanhamento e avaliação institucional que permitirá uma atualização permanente desta proposta.

Nessa perspectiva, a organiza√ß√£o do Projeto Pedag√≥gico do Curso de Filosofia configura-se num desafio acad√™mico diante da tarefa de repensar o papel da forma√ß√£o do fil√≥sofo e do educador no cen√°rio da Universidade P√ļblica Brasileira.