Filosofia da Linguagem e do Conhecimento |
Constata-se que o estÃmulo para a consideração da linguagem surgiu a partir de diferentes problemáticas: na teoria do conhecimento, a crÃtica transcendental da razão foi submetida a uma crÃtica e se transformou em “crÃtica de sentido†enquanto crÃtica da linguagem. A lógica se confrontou com o problema das linguagens artificiais e com a análise das linguagens naturais. A antropologia vai considerar a linguagem um produto especÃfico do ser humano e tematizar a correlação entre forma da linguagem e visão do mundo. A ética, questionada em relação à sua racionalidade, vai partir da distinção fundamental entre sentenças declarativas e sentenças normativas. Desse modo, sob o tÃtulo “Filosofia da Linguagem e do Conhecimento†consideramos as seguintes dimensões: 1) a analÃtica, que se ocupa do aspecto lógico-formal e pragmático da linguagem; 2) a histórica relativa à gestação do sentido, enquanto tematização do horizonte fenomenológico e hermenêutico, no qual se situa a compreensão humana; 3) a dimensão transcendental que põe o problema da validade do sentido gestado e que entende a filosofia como uma reflexão do pensamento sobre si mesmo e sobre seus pressupostos, que na dialética se articula como uma teoria dos primeiros princÃpios. Â
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