Disciplinas Eletivas |
Disciplina: Filosofia da Natureza 64 horas Pré-requisito: Não tem. Ementa: Nossa experiência como seres no mundo. A evolução da visão do mundo. Os diferentes tipos de acesso à natureza: conhecimento pré-cientÃfico, cientÃfico e filosófico. Tarefas da filosofia da natureza na era da nova fÃsica e da ecologia. Como pensar filosoficamente hoje: o espaço, as leis da natureza, a matéria, a vida, o sentido do universo e o lugar do ser humano nele.  Disciplina: Dialética I64 horas Pré-requisito: Não tem. Ementa: Dialética como parte da Lógica Clássica. Dialética como lógica, ontologia e método. A dialética aporética. Predicados gerais. Contrariedade e contradição. O significado da superação dialética. Ser, essência e conceito. Identidade entre pensamento e ser.  Disciplina: Dialética II64 horas Pré-requisito: Dialética I Ementa: A lógica transcendental: analÃtica transcendental e dialética transcendental. A dialética hegeliana. A dialética materialista.  Disciplina: Idealismo AlemãoCódigo: 64 horas Pré-requisito: História da Filosofia III Ementa: O movimento filosófico alemão conhecido como Idealismo alemão através de autores como Fichte, Schelling e Hegel. A crÃtica ao Idealismo Alemão: Marx, Nietzsche e Kierkegaard.  Disciplina: Cultura Brasileira64 horas Pré-requisito: Não tem. Ementa: Estudo da formação da brasilidade. Análise das teses dos principais teóricos e literatos brasileiros que abordaram direta ou indiretamente a nossa formação, tais como: Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freire, Caio Prado Junior, Darcy Ribeiro e outros.  Disciplina: Teoria Sociológica 64 horas Pré-requisito: Não tem. Ementa: O surgimento da Sociologia no contexto das ciências modernas, diferenciando o conceito de teoria da modernidade com relação à visão da ciência e da teoria concebida pela tradição. As teses dos autores fundantes do pensamento sociológico: Karl Marx, Émile Dürkheim e Max Weber.  Disciplina: MetafÃsica II64 horas: Pré-requisito: MetafÃsica I Ementa: A metafÃsica contemporânea. As crÃticas à metafÃsica: Heidegger, o positivismo-lógico, pragmatismo. Análise lógico-semântica das questões metafÃsicas clássicas: o conceito de existência, o problema da identidade, as categorias ontológicas fundamentais. Ontologia contemporânea: a relação entre ontologia e semântica, ontologia de feixes, ontologia de processos, mereologia, ontologia de tropes. A questão do dualismo corpo-alma na filosofia da mente. O essencialismo. Debate Realismo - Antirealismo.  Disciplina: Ontologia64 horas Pré-requisito: Introdução à Filosofia Ementa: O ser como fundamento do pensamento, do conceito, da linguagem e das estruturas da existência humana. O problema da diferença ontológica: unidade da identidade e da diferença do ser.  Disciplina: Marxismo64 horas Pré-requisito: Não tem. Ementa: A formação do pensamento marxiano. A problemática da alienação em Marx. Dialética materialista e a centralidade da categoria do trabalho. A recepção do pensamento de Marx no século XX.  Disciplina: Tópico Especial em Dialética 64 horasPré-requisito: Não tem. Ementa: Os vários sentidos da dialética ao longo da tradição filosófica; a gênesis do conceito de dialética e seus temas centrais; a crÃtica contemporânea à dialética e à sua consistência.  Disciplina: Seminário em Dialética32 horas Pré-requisito: Não tem. Ementa: Fundamentos da dialética hegeliana e seu confronto com a dialética concreta de Marx : a dialética como processo determinado pelo pensamento e a dialética constituÃda por contradições históricas e sociais concretas do mundo material.  Disciplina: Lógica II64 horas Pré-requisito: Lógica I Ementa: O problema dos Universais; Leibniz e a Matemática Universal; Hamilton e a quantificação dos predicados. JuÃzos analÃticos, sintéticos e sintéticos a priori. Boole e a álgebra da lógica. A teoria dos conjuntos de Cantor. A lógica geral de Frege. Lógica e Ciência.  Disciplina: Fundamentos da Lógica64 horas Pré-requisito: Não tem. Ementa: Razão e Lógica. Os princÃpios racionais. Lógica e Linguagem. PrincÃpios pragmáticos da razão. Da Ciência da inferência válida à disciplina matemática. Lógicas não-clássicas. Paradoxos, antinomias e aporias. Forma lógico-semântica e forma gramatical.  Disciplina: Filosofia da Linguagem64 horas Pré-requisito: Não tem. Ementa: A importância da linguagem para a Filosofia. A linguagem como "horizonte do ser" na filosofia contemporânea (o giro lingüÃstico). Abordagens contemporâneas da filosofia da linguagem (teorias da verdade e do significado, concepção de jogos de linguagem, dos atos de fala e de comunidade de comunicação.  Disciplina: Filosofia da Ciência64 horas Pré-requisito: Não tem. Ementa: O estatuto epistemológico das ciências da natureza, das ciências formais e das ciências humanas. O problema da fundamentação (falibilismo e certeza). O problema da indução (Popper e a crÃtica do verificacionismo). Paradigma, ciência normal e revolução cientÃfica. Discussões correntes no campo da filosofia da ciência.  Disciplina: Teoria do Conhecimento II64 horas Pré-requisito: Teoria do Conhecimento I Ementa: Lógica, linguagem e conhecimento. O problema da verdade na Filosofia Contemporânea. O empirismo lógico e a filosofia de K. Popper. A idéia de Paradigma em T. Kuhn.  Disciplina: Filosofia da Mente64 horas Pré-requisito: Não tem. Ementa: Teorias materialistas da mente: Behaviorismo e funcionalismo psicológico. A mente como uma máquina: o modelo causal de explicação. CrÃtica aos modelos dualistas da relação mente-corpo. A consciência e as teorias naturalistas e evolucionistas. O problema da identidade pessoal. O problema da existência de outras mentes. Disciplina: Filosofia AnalÃtica Ementa: Frege e sua linguagem para o pensamento. Russel e os paradoxos da teoria dos conjuntos. Logicismo, formalismo, intuicionismo. Lógica e ciência - o positivismo lógico do Circulo de Viena. Teoremas de Gödel e de Tarski. Popper, falibilismo e refutacionismo. Os temas kuhnianos da substituição de paradigmas. As concepções de verdade e conhecimento.
Disciplina: Tópico Especial em Lógica Ementa: a axiomatização e os meta-teoremas completude e correção da lógica proposicional e da lógica de predicados de primeira ordem; lógica modal: os sistemas T, S4 e S5; computabilidade e recursividade; algumas extensões alternativas: lógicas polivalentes, para consistente. Disciplina: Tópico Especial em Filosofia da Linguagem Ementa: a dimensão pragmática da linguagem; a relação entre dizer e fazer; linguagem, polÃtica e ideologia. Disciplina: Seminário em Lógica Ementa:n A linguagem das modalidades.Os sistemas formais K, T, S4 e S5.Lógica modal com quantificadores. A fórmula de Barcan. O interesse filosófico dos sistemas modais. Nota: A presente proposta é apenas um exemplo de curso possÃvel. Outros tópicos de lógica ou de filosofia da lógica poderiam ser escolhidos como tema. O tema aqui escolhido é lógica modal. Disciplina: Seminário em Filosofia da Linguagem Ementa: O segundo Wittgenstein e os jogos de linguagem. A semântica inferencialista ( Dummett e Brandom). Disciplina: Fenomenologia Ementa: O conceito de fenomenologia transcendental em Husserl. Redução fenomenológica e "Epoché". Redução eidética e transcendental. Análise da constitução do sujeito e do mundo. Mundo vivido, ciência e fenomenologia transcendental. Consciência transcendental e a pergunta pelo ser em Heidegger. A fenomenologia Hermenêutica em Heidegger. Compreensão enquanto existencial. Hermenêutica enquanto conceito ontológico. A crÃtica à MetafÃsica e ao subjetivismo moderno. Disciplina: Existencialismo Ementa: O existencialismo e sua relação com o Idealismo Alemão. Pensamento e singularidade em Kierkegaard. A Angústia e a má-fé em Sartre. O existencialismo cristão de Karl Jaspers. Disciplina: Hermenêutica Ementa: A Hermenêutica como proposta ontológica e não apenas metodológica. A Filosofia como interpretação. A Hermenêutica em Dilthey, Heidegger e Gadamer. Hermenêutica e Estruturalismo. Hermenêutica e Psicanálise. Hermenêutica e Direito. Hermenêutica e crÃtica da ideologia. Disciplina: Tópico Especial em Hermenêutica Ementa: Analisar a crÃtica de Habermas a Gadamer segundo a polarização dos itens seguintes: - a noção de preconceito em contraposição à noção de interesse; - O conceito de incompreensão da linguagem em oposição à teoria das ideologias como distorção sistemática da comunicação; - a dimensão ontológica do 'diálogo que nós somos' em contraponto com o ideal regulador de uma comunicação sem limites. Disciplina: Tópico Especial em Fenomenologia Ementa: pressupostos fenomenológicos do existencialismo de Sartre; bases ontológicas de um novo humanismo; a consciência, o ser, a existência, o mundo, o outro; a escolha e a responsabilidade. Disciplina: Seminário em Fenomenologia Ementa: Analisar a tese husserliana relativa á constituição de sentido do mundo objetivo, concreto e comum a todos, entendido como comunidades históricas, mundos culturais disponÃveis a cada membro de uma sociedade particular. Esse objetivo prioriza à preocupação do idealismo egológico como atos sociais nos quais se explicita de toda sociabilidade fundada sobre relações intersubjetivas. Disciplina: Seminário em Hermenêutica Ementa: a contribuição da hermenêutica contemporânea à formulação de novos parâmetros para pensar a ação em termos de uma inovação, de uma contÃnua refundação das instituições, das normas, das regras que presidem a coexistência dos indivÃduos. Disciplina: Ética II Ementa: Ética e Sociedade: ética e direitos humanos, ética e economia, ética e polÃtica, ética e cultura, ética e conflitos, violência e mudanças sociais. Vida, amor, sexualidade e ética. Disciplina: Éticas Clássicas Ementa: Estudo dos modelos éticos que se estruturam a partir da idéia de Bem (Platão, Aristóteles, São Tomás, Kant, Hegel etc). Disciplina: Teorias da Justiça Ementa: A justiça como problema central da Ética. A teoria da justiça em Platão, Aristóteles e J. Rawls. Disciplina: Filosofia PolÃtica Ementa: A indagação pelo polÃtico na Filosofia. A resposta grega: a Ética. A posição moderna: polÃtica como governo e técnica. Maquiavel e o surgimento da polÃtica moderna. O contratualismo. A constituição pública do poder: a polÃtica como forma de vida. Poder em contraposição à violência e à dominação. Razão e violência. Liberdade e poder. Estado e Poder. O socialismo e a democracia liberal.  Disciplina: Teorias do Poder Ementa: Discussão sobre as concepções de poder na filosofia contemporânea. Foucault e a sua concepção de poder, saber e soberania. Psicanálise e disciplina. A genealogia do poder. O imaginário e a polÃtica: Castoriadis. Análise da totalitarismo na filosofia contemporânea. PolÃtica e Finitude: Hannah Arendt. Disciplina: Tópico Especial em Ética 64 horas Ementa: analisar os problemas éticos mais recorrentes na História da Filosofia (mal, a virtude, os imperativos, a liberdade) à luz da crÃtica nietzcheana cotidiana em A Genealogia da Moral, buscando pôr em evidência o vÃnculo entre ontologia e ética através das duas perguntas fundamentais sugeridas pelo filósofo alemão: Qual a origem dos valores? Qual o valor dos valores? Disciplina: Tópico Especial em Filosofia PolÃtica Ementa: a idéia geral é pensar a PolÃtica a partir da Fenomenologia. Apresentar-se-á, para isso, os avanços implicados na passagem da idéia contemplativa do sujeito para a sua compreensão como ser-no-mundo realizada pela fenomenologia e suas implicações para pensar o polÃtico, levada à s últimas conseqüências pela pensadora Hannah Arendt, na qual verifica-se uma virada a abertura da fenomenologia para polÃtica (o homem como ser iniciador e não como ser-para-morte). Será considerado o impacto da experiência totalitária nessa elaboração bem como a importâncias da tematização fenomenológica para pensarmos a polÃtica e uma idéia de poder distanciada do horizonte de dominação inerente à perspectiva contemplativa. Disciplina: Seminário em Ética Créditos: 02 Pré-requisito: Não tem. Ementa: o curso enseja realizar uma discussão da dimensão ética do pensamento de Hannah Arendt, partindo da sua intenção inicial de pesquisar as possibilidades da dignidade humana nas sociedades contemporâneas e esboçada na idéia de "direito a ter direitos" em Origem do Totalitarismo, explicitada através do conceito de ação em A Condição Humana e nas suas lições sobre o juÃzo. Disciplina: Seminário em Filosofia PolÃtica Ementa: A disciplina enseja discutir o tema do poder na filosofia polÃtica contemporânea a partir dos seguintes temas e autores: a crise do Estado nacional; as formas de governo no mundo contemporâneo: desvios; o totalitarismo: Hannah Arendt; o biopoder e sua microfÃsica: Michael Foucault; o poder da opinião pública e sua mudança estrutural: Habermas; a espetacularização da polÃtica: Guy Debord; o tema do Império hoje: Antonio Negri. Disciplina: Estética Ementa: Tematização do conceito de Arte ou de Belo. Delinear o conjunto das demais categorias envolvidas com o conceito de Arte, tais como: de catarse, mÃmesis, subjetividade artÃstica, criação, etc. Disciplina: Estética Clássica Ementa: O Belo como uma categoria proveniente da contemplação na estética clássica em contraposição à idéia moderna do gosto. Os temas clássicos da estética. A dimensão pedagógica na Estética Clássica. Disciplina: Filosofia da Arte Ementa: Relação entre Filosofia e Arte. A compreensão conceitual na Filosofia e a mediação imaginativa na Arte como tentativas de apreensão do sentido totalizante do mundo e da existência humana. Disciplina: Filosofia e Literatura Ementa: A recepção literária da Filosofia. Recursos literários e o recurso conceitual. Arte, filosofia e universalidade. Arte e Verdade. Disciplina: Hermenêutica e Arte Ementa: A Arte como uma fonte original e legÃtima de interpretação do sentido. O fundamento ontológico da existência a partir da experiência estética. Disciplina: Tópico Especial em Estética Ementa: as principais teorias filosóficas sobre o fazer artÃstico; questões que permitam pensar esta atividade de criação nos dias de hoje, a exemplo de questão da mimesis (Platão e Aristóteles), o problema do juÃzo estético (Kant), "o problema da morte da arte" (Hegel), problema da arte trágica (Nietzche). Disciplina: Seminário em Estética Ementa: Examinar a singularidade e eventual universalidade das diversas formas de criação artÃstica ( música, pintura, literatura, etc.). A dificuldade/impossibilidade de uma delimitação estanque destas esferas. Discussão acerca da relação entre filosofia e artes a partir da perspectiva contemporânea Gilles Deleuze. Disciplina: Compreensão e Produção Textual
Ementa: o significado da crença e a essência da experiência religiosa. Os fundamentos do teÃsmo. A possibilidade de justificação racional das crenças religiosas. Provas da existência de Deus: prova cosmológica, teleológica, ontológica e modal. Argumentos morais em favor da existência de Deus. Os atributos de Deus e seus paradoxos: onisciência, onipotência, eternidade e bondade. Presciência divina e liberdade humana: o problema do livre arbÃtrio. Teodicéia: o problema do Mal e a justiça divina.
Ementa: Aspectos históricos da Filosofia do Direito: o jusnaturalismo, o direito racional do idealismo alemão e o positivismo jurÃdico. O problema da validação e fundamentação da norma jurÃdica. Ética e Direito. O conceito de justiça. A fundamentação dos Direitos Humanos. O Direito de Resistência e Desobediência Civil. Teorias contemporâneas do Direito: o Formalismo JurÃdico de H. Kelsen; a concepção polÃtica do Direito de C. Schmitt; o modelo contratualista de J. Rawls, o direito como sistema autopoético em N. Luhmann; a teoria de PrincÃpios de R. Dworkin e o modelo discursivo de J. Habermas.
Ementa: pressupostos fundamentais da concepção filosófica da História; visão escatológica de Santo Agostinho; dimensão renascentista de Vico; a História universal em Kant; conceito de espÃrito do povo e do espÃrito universal em Hegel; noção do materialismo histórico em Marx.  Ementa: as declinações e desinências da lÃngua latina clássica; principais étimos formadores de termos importantes do glossário filosófico; as principais normas gramaticais e sintáticas para a leitura e compreensão mÃnima de expressões e textos de cunho filosófico.
Ementa: as declinações e desinências da lÃngua grega clássica; principais étimos formadores de termos importantes do glossário filosófico, sobretudo do perÃodo do nascimento e desenvolvimento da Filosofia na Grécia antiga; as principais normas gramaticais e sintáticas para a leitura e compreensão mÃnima de expressões e textos de cunho filosófico.
Ementa: elementos da cultura clássica greco-romana formadores da cultura ocidental, com especial destaque para a ética, a organização polÃtica e as artes. O legado da cultura clássica para os renascimentos culturais europeus no Idade Média, Renascimento e o perÃodo neo-clássico.
Ementa: as narrativas mÃticas do perÃodo homérico: O Trabalho e os Dias e a Teogonia de HesÃodo; a IlÃada e a Odisséia de Homero; mito x logos.    Â
|