04 | 05 | 2024
Disciplinas Pedagógicas Obrigatórias (somente para Licenciatura) Imprimir
Disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
Pré-requisito: História da Filosofia I
Ementa: Redefinição do Conceito de Educação. Educação e Sociedade. A reforma do ensino no contexto da política nacional de educação. Análise da nova LDB. O ensino fundamental e médio: conceituação, objetivos, funções, origens, evolução, organização, funcionamento, tendências e perspectivas. O ensino Fundamental e Médio no Ceará.

Disciplina: Psicologia da Educação I
Pré-requisito: Não tem.
Ementa: Introdução à psicologia da aprendizagem. A situação ensino-aprendizagem; teoria da aprendizagem, modelos clássicos e modernos da aprendizagem. Motivação e aprendizagem. Características humanas e aprendizagem escolar. Processo de avaliação do ensino e da aprendizagem.

Disciplina: Psicologia da Educação II
Pré-requisito: Psicologia da Educação I
Ementa: Processo de desenvolvimento humano: aspecto psico-motor, cognitivo e sócio-afetivo. Processo de comunicação humana: determinantes, habilidades e dificuldades. Relações professor-aluno e identidade profissional.

Disciplina: Didática
Pré-requisito: Não tem.
Ementa: Objetivo da educação. Currículo, Planejamento didático. Metodologia. Avaliação retrospectiva e prospectiva.

Disciplina: Estágio supervisionado I
Pré-requisito: Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
Ementa: Primeiras abordagens do estagiário no universo do ensino fundamental e médio. Pesquisa de interesse e motivação dos alunos, pais e comunidade escolar (professores, coordenadores e direção) para o ensino da Filosofia. Engajamento intenso do estagiário de ensino em Filosofia numa escola da rede pública. Pesquisa de procedimentos metodológicos e de material didático para o ensino de Filosofia para o público infanto-juvenil.

Disciplina: Estágio supervisionado II
Pré-requisito: Psicologia da Educação, Didática e Estágio I
Ementa: Continuação e aprofundamento do estágio anterior, para realizar. pesquisa de material didático e de procedimentos metodológicos, bem como para a formulação de uma didática especialmente voltada para o ensino de Filosofia na rede pública do ensino fundamental e médio. Assistência de aulas nas escolas de ensino fundamental e médio, onde existe a disciplina de Filosofia.

Disciplina: Estágio supervisionado III
Pré-requisito: Estágio II e Psicologia da Educação II
Ementa:. Prática de ensino em Filosofia em escolas da rede pública, acompanhada de constante avaliação.

Disciplina: Estágio supervisionado IV
Pré-requisito: Estágio III
Ementa: Continuação do estágio anterior com a prática de ensino em Filosofia em escolas da rede pública, acompanhada de constante avaliação.

OBS: Na área da Educação, é possível o licenciando integralizar no seu projeto de formação, disciplinas eletivas ofertadas por outras unidades do C. de Humanidades e da Fac. de Educação, como Informática Educativa (NTE); Arte e Educação; Currículos e Programas; dentre outras. Ademais, o GT de Licenciatura desenvolve no momento um projeto que visa integrar as diferentes áreas de conhecimento, a partir do princípio da flexibilidade, ao apresentar um conjunto de disciplinas a serem plasticamente cursadas pelos licenciandos da UFC.