Laboratório de Ética e Filosofia Política

O Laboratório de Ética e Filosofia Política direciona sua atuação aos estudos dos pensadores e temas referentes às questões sobre Ética, Filosofia Política, Filosofia Social e os seus desdobramentos. Esse local visa iniciar e/ou aprofundar seus membros nas reflexões sobre o agir humano como indivíduo e parte de um coletivo, seja pelo contato com os textos dos pensadores e/ou na análise e discussão dos problemas e questões atuais.

Ações propostas:
  • Oficinas de estudo dos textos dos pensadores;
  • Cursos de extensão voltados para os temas de ética e política;
  • Grupos de estudos sobre temas e pensadores da ética e filosofia política;
  • Publicação de pesquisas e estudos na área;
  • Debates e encontros de temas de ética e política.

Grupos de Estudos:

Grupo de Estudos Marxistas (GEM)

Coordenação do Grupo: Prof. Dr. Eduardo Ferreira Chagas (UFC)
Responsáveis:
Maycon Douglas Santana de Vasconcelos (Graduando, Filosofia-UFC, PID)
Willian Lincon Barbosa Ferreira (Graduando, Filosofia-UFC, PET)
Francisco Amsterdan Duarte da Silva (Graduando, Filosofia-UFC, PIBIC)

Dia: 4ª feira (quinzenalmente)
Horário: 15h às 17:30h
Local: Laboratório de Filosofia Política, no Instituto de Cultura e Arte (ICA) (no corredor externo do Instituto), Campus do Pici, próximo ao Restaurante Universitário.
Proposta: O Grupo de Estudos Marxistas possui como objetivo a leitura, o estudo e discussão das obras do filósofo alemão Karl Heinrich Marx. A programação é divulgada com antecedência para que todos possam fazer a leitura e o estudo prévio dos textos antes dos encontros, a fim de que possamos tirar dúvidas e nos aprofundar na obra. Estamos abordando no semestre 2014.1 o tema Propriedade Privada; com base nesse tema selecionamos textos de várias obras, são eles:
• Textos dos Manuscritos Econômico-Filosóficos: Trabalho Estranhado e Propriedade Privada, A Relação da Propriedade Privada, Propriedade Privada e Trabalho, Propriedade Privada e Comunismo, Propriedade Privada e Carências.  • Textos d'A Ideologia Alemã: Feuerbach e História, Feuerbach e História – Fragmento II.• A Miséria da Filosofia: A Propriedade ou a Renda.• Manifesto Comunista.

Contato/Informações:
88510571 – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. – Douglas
91018274 – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. – Amsterdan
99120881 – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - Willian

Grupo de Estudo em Ludwig Feuerbach

Promovido pelo Prof. Dr. Eduardo Chagas:
Encontros quinzenais, às quartas, às 15:00 hs.
Local: Laboratório de Filosofia Política, ICA-Pici, térreo.

Com a introdução da obra "A Essência do Cristianismo" (texto na Bioxerox, na pasta do Prof. Eduardo Chagas).

Grupo de Estudo em Kiergegaard (GEK)

Todas as sextas-feiras, das 16 às 18 horas.
Contatos: Evanildo Costeski - email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e Deiviane - email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Local: Curso de Filosofia - ICA - Laboratório de Filosofia Política

Grupo de Estudos em Bernard Lonergan (GEL)

Todas as últimas segundas-feiras do mês, das 16h30 às 18 horas.
Contatos: Evanildo Costeski - email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e Francisco Dário - email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Local: Curso de Filosofia - ICA - Laboratório de Filosofia Política

Grupo de Estudos em Eric Weil (GEW)

Todas as primeiras segundas-feiras do mês, das 16h30 às 18 horas.
Contatos: Evanildo Costeski - email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e Judikael Castelo Branco - email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Local: Curso de Filosofia -  ICA - Laboratório  de Filosofia Política

Grupo de Estudos Paul Ricoeur

Quinzenalmente nas quartas-feiras, das 15 às 17 hs
No semestre 2014.1 terá o seguinte calendário: 26/03; 09/04; 23/04; 07/05; 21/05; 04/06; 18/06; 02/07/2014.
Local: Os encontros acontecem na sala do CPLEP (Círculo de Pesquisas em Lógica e Epistemologia das Psicologias), situada no bloco do curso de Psicologia - Benfica.
Informações - Cel: (85) 9132.0867; 3242.2792. Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Resumo: Nesse grupo investiga-se a fenomenologia hermenêutica de Ricoeur, especificamente a obra Simbólica do Mal em que ocorre o início de um enraizamento da orientação hermenêutica sobre o solo fenomenológico. Essa obra é o segundo volume da parte II da Filosofia da Vontade de Ricoeur, na verdade uma fenomenologia da vontade onde o filósofo apresenta uma descrição eidética, no estilo bem husserliano, da vontade em termos do voluntário e do involuntário. Essa descrição constata no próprio sujeito uma vontade falível enquanto vontade má, proveniente de uma fenda existencial oriunda por sua vez do sofrimento ocasionado pela tensão entre o peso do passado e o impulso para o novo, entre o imanente e o transcendente. A realidade do mal se põe como inexorável e também enigmática para o discernimento puramente racionalizante, inclinado-o à necessidade de compreendê-la através de sua expressão  mito-simbólico. No âmbito do nosso estudo trata-se  de um exame da importância da linguagem simbólica, que numa projeção das investigações de Ricoeur se desdobra na linguagem metafórica e, finalmente  na imponência da linguagem narrativa para a compreensão do sentido da existência. Trata-se de uma oposição à arrogância da linguagem puramente lógica e racional.

Grupo de Leitura Hegel (GLH)

Coordenação do Grupo: Prof. Dr. Eduardo Ferreira Chagas (UFC)
Responsáveis: José Aldo Camurça de Araújo Neto (Doutorando - UFC) e Tiago de Paula Damasceno (Graduando – UFC - PIBIC)
Dia: 4ª feira (semanalmente)  Horário: 10h às 12h
Local: Laboratório de Filosofia Política, no Instituto de Cultura e Arte (ICA) (no corredor externo do Instituto), Campus do Pici, próximo ao Restaurante Universitário.

Proposta: O Grupo de Leitura Hegel possui como objetivo a leitura e a discussão das obras do filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Após leituras imanentes dos textos, conceitos de termos e ideias são expostos e discutidos para melhor entendê-los. Estamos lendo a obra “Princípios da Filosofia do Direito” (1821). Esta obra é composta por três partes, quais sejam, “O Direito Abstrato”, “A Moralidade Subjetiva” e “A Eticidade”. Neste semestre de 2014.1, a terceira parte, “A Eticidade”, é nosso objeto de leitura. Esta parte trata do momento ápice do desenvolvimento do Espírito Absoluto efetivado no mundo, por meio das Instituições e do Estado. Contato/Informações: (85) 8633.3053 (Tiago Damasceno) ou pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Links Úteis

Vídeo Destaque